Após sair da banda The Pits em 1980, Tim Shutt se muda de Stoke para Londres com ideias novas na cabeça. No início de 1981, ele grava duas faixas reaproveitadas de sua antiga banda, “Hamburger Boy” e “Switch” com músicos que orbitavam o mesmo universo underground: Phil Bourne e Dave Robbins (do The Colors Out of Time), Kevin Rodgers (baterista por acaso) e Paul Johnston, parceiro de longa data. Estava ali plantada a semente do Happy Refugees.
O nome surgiu com um toque de ironia e contradição: “Gostava da ideia de sermos refugiados de alguma coisa”, disse Shutt. “‘Happy’ foi adicionado, e Paul Johnston fez questão de que não houvesse ‘The’. O nome seria apenas Happy Refugees.”
Com Shutt, Johnston, Rodgers e Paul Lamb no baixo, a banda lançou em 1982 o compacto “Warehouse Sound” / “Enshrined in a Memory” uma estreia potente e fora do radar, lançada pelo selo próprio Gymnasium Records e distribuída pela mítica Red Rhino.
Mais tarde, Nick Flynn (teclado) e Paul Harvey (guitarra) se juntam à formação, e o grupo mergulha na produção de seu primeiro álbum. Last Chance Saloon é gravado em apenas um dia, em maio de 1983 — puro espírito DIY. Lançado no início de 1984, o disco carrega uma atmosfera crua e urgente. Mas o fim veio rápido: semanas depois, a banda se dissolve.
Mesmo assim, Shutt e Johnston mantiveram o nome Happy Refugees em atividade até 1986, enquanto os outros integrantes seguiam seus próprios caminhos: Rodgers e Flynn formam o Hotel Complex, e Paul Harvey se junta à banda de Pauline Murray em Newcastle, antes de integrar o retorno do Penetration nos anos 2000.
Depois de mais de duas décadas de silêncio, em 2010, o telefone toca. Do outro lado da linha, Dan Selzer (do selo nova-iorquino Acute Records) propõe relançar Last Chance Saloon. A nova edição, batizada de Return to Last Chance Saloon, sai em 2011 com faixas bônus e demos inéditas. O disco, agora em vinil e digital, encontra nova audiência e recebe elogios da crítica independente.
Com isso, o Happy Refugees volta à ativa. Clive Williams (do Hotel Complex) assume o baixo no lugar de Lamb, falecido em 2007. A banda viaja a Nova York para promover o relançamento, gravando sessões na WFMU e tocando com o Crystal Stilts no Knitting Factory.
Inspirados pela experiência americana, retornam ao Reino Unido e gravam o segundo álbum. Beyond Moth and Rust é lançado digitalmente em dezembro de 2014 e em vinil em fevereiro de 2015. A arte da capa é assinada por Paul Harvey, também conhecido por seu trabalho nas artes visuais como stuckist.
O disco mistura composições antigas que nunca viram estúdio nos anos 80 como “What’s Your Appeal” e “Ill Wind” com novas faixas carregadas de um espírito que não envelheceu: dissonante, direto, irônico e com algo a dizer.
Discografia
Last Chance Saloon 1984
Beyond Moth and Rust 2014
Continuous Motion 2020
Singles & EPs
Warehouse Sound 1982
Intermittent Motion 2020
0 comments:
Postar um comentário