Nos subterrâneos fervilhantes das grandes metrópoles japonesas dos anos 80, um outro Japão emergia, bem longe das luzes de néon e da estética pop exportada para o Ocidente. Era um Japão soturno, denso, claustrofóbico, alimentado por guitarras dissonantes, sintetizadores ruidosos e vozes enterradas na mixagem. A cena pós-punk japonesa floresceu nesse submundo sonoro, entre becos úmidos de Shinjuku e porões abafados de Osaka, como um grito abafado contra o conformismo tecnológico que começava a moldar o país.
Enquanto Joy Division, Bauhaus e The Cure sacudiam o Velho Mundo, no Japão, uma nova geração de músicos canalizava essa energia espectral com um tempero singular, misturando o pós-punk com a estética visual kei, o experimentalismo da new wave e o peso psicológico de um país em transformação.
Uma das bandas mais emblemáticas dessa cena foi o Phaidia, grupo formado em Tóquio em 1981. Comandado por Masahiro Suda, o som do Phaidia era uma fusão de darkwave, deathrock e art punk, marcado por uma teatralidade quase gótica. O álbum Sanatorium (1986) é uma viagem pelo lado mais opressivo do pós-punk nipônico.
Na mesma trilha sombria, o ZollaZolla mergulhava em ambientes atmosféricos com um senso de melodia cortante, próximo do que o Cocteau Twins fazia, mas com um lirismo todo local. Já o G-Schmitt invocava o caos e a decadência com uma pegada mais noise, aproximando-se da estética no wave de Nova York.
Entre as bandas mais pesadas, o Auto-Mod é praticamente um monumento. Liderado por Genet, o grupo fundado em 1980 foi um dos primeiros a unir o pós-punk ao gótico e ao punk teatral, numa performance que flertava com o cabaré noir e o expressionismo alemão. O álbum Darkness Theater é uma experiência ritualística, tanto sonora quanto visual.
Outro nome que merece reverência é o Madame Edwarda, pois ajudou a erguer os pilares do dark punk japonês. A banda flertava com o glam, o decadente e o bizarro, criando um universo próprio de perversão poética e ruínas sentimentais.
Não se pode falar de cena japonesa sem mencionar o impacto do The Stalin, grupo mais conhecido por seu viés hardcore punk, mas que em alguns momentos transitava pelo pós-punk nervoso e abrasivo. Em paralelo, o INU, banda de Osaka liderada por Machida Kō, trazia uma sonoridade nervosa, urbana e experimental, reverberando angústias que ultrapassavam as barreiras do gênero.
O Lizard, ativo desde o fim dos anos 70, misturava rock progressivo, punk e elementos eletrônicos, resultando num som vanguardista que prenunciava o industrial e o post-punk de vanguarda. Já o Saboten, vindo também de Osaka, trafegava pela linha do art punk com inclinações minimalistas, em faixas curtas e tensas como poesia concreta eletrificada.
Embora o foco do artigo seja o pós-punk, aproveito o ensejo para mencionar a primeira banda punk japonesa, chamada SS, é bom esclarecer que não havia nenhuma alusão a polícia nazista alemã, muito pelo contrário, fizeram um som rápido, sujo e rebelde.
Na periferia mais crua da cena, bandas como Non Band, Aunt Sally (com Phew nos vocais) e Hijokaidan levavam o experimentalismo ao limite. Não era mais só pós-punk era destruição sonora como forma de arte. O disco solo de Phew com Conny Plank e membros do Can, por exemplo, é uma pérola obscura que conecta diretamente o Japão à vanguarda krautrock alemã.
Já o Nue, com seu som neblinado e letras introspectivas, era quase um diário sonoro do desajuste urbano. Outro nome importante foi o Gauze, mais voltado ao hardcore, mas cuja estética crua influenciou bandas pós-punk de abordagem mais agressiva.
DER ZIBET
Ativa desde 1984, essa banda misturava pós-punk, rock gótico e glam de forma quase barroca. Com o vocalista Issay (falecido em 2023), o grupo exalava uma teatralidade melancólica, muito inspirada pelo visual kei e pelo art rock europeu. O disco Garden (1987) é uma pérola a ser redescoberta.
D’ERLANGER
Embora mais conhecidos como precursores do visual kei, seus primeiros lançamentos têm uma pegada fortemente influenciada pelo pós-punk e darkwave. O EP Blue carrega aquela sonoridade sombria e atmosférica típica da cena oitentista japonesa.
Sheena & The Rokkets
Mais voltados ao rock e new wave, tiveram momentos em que flertaram com o pós-punk, principalmente na instrumentação seca e nos climas urbanos e noturnos.
La-Vie En Rose
Menos conhecida, essa banda explorava um som gótico e decadente, com influências de Bauhaus e Virgin Prunes, adicionando um senso estético muito teatral que remete ao underground de Tóquio.
The Comes
Embora mais próxima do hardcore punk, em certos momentos apresentava nuances que atravessavam a linha do pós-punk, com vocais ríspidos e guitarras secas que lembravam bandas como Crisis ou os primeiros Killing Joke.
Sodom
Outra banda obscura e muito influente em nichos específicos, misturando industrial, post-punk e experimentações eletrônicas. Trazem uma vibe que lembra os momentos mais escuros do Cabaret Voltaire ou Chrome.
Dead End
Começaram mais na linha do hard rock/gótico, mas tem momentos que soam como pós-punk temperado com um toque épico. Lançaram seu primeiro álbum em 1987, e embora tenham ficado mais famosos no visual kei, suas raízes têm bastante das texturas soturnas do gênero.
Shonen Knife
Apesar de sua estética mais colorida e pop punk, nos primórdios apresentavam um som cru e minimalista que poderia dialogar com o lado mais despojado do pós-punk britânico, como o Young Marble Giants.
Motto
Raríssima, quase uma relíquia, a banda experimentava com sintetizadores e ambiências lo-fi, e suas gravações caseiras são um prato cheio para os arqueólogos sonoros da era do cassete.
Jun Togawa & Yapoos
Jun Togawa, além de sua carreira solo, liderou o Yapoos, misturando pós-punk, tecnopop e arte performática. Sua persona intensa, irônica e quase bizarra colocava ela num lugar especial, como uma espécie de Nina Hagen japonesa. O álbum Suki Suki Daisuki é um clássico cult.
Tama
Banda alternativa que transitava entre o jazz punk e o post-punk cerebral. Letras introspectivas, instrumentação fragmentada quase como um DNA paralelo ao This Heat ou Slapp Happy.
Morio Agata
Embora seja mais associado ao folk psicodélico e à música de vanguarda japonesa, nos anos 80 ele flertou fortemente com o pós-punk, especialmente em colaborações com Phew e outros músicos da cena.
Picky Picnic
Uma das bandas mais excêntricas da cena japonesa, misturando pós-punk com minimal synth e art pop de forma absurda e lúdica. Um som totalmente outsider, com aquele ar de “coisa perdida em fita demo de 1983”.
Muitas dessas bandas desapareceram ou permaneceram restritas ao culto, mas a herança da cena pós-punk japonesa dos anos 80 ecoa até hoje. Grupos modernos como SPOOL, CRYV, Goat, Mass of the Fermenting Dregs e Klan Aileen carregam o DNA sombrio, minimalista e introspectivo desses precursores, mesmo que transmutado em outros formatos.
Essa cena, ainda que marginal e de difícil acesso até hoje, é um dos capítulos mais fascinantes da história subterrânea da música japonesa. Ela revelou que o país do sol nascente também conhecia bem as sombras, e que nelas florescia uma arte visceral, melancólica e intensa, digna de ecoar nas paredes da nossa Caverna Sonora.Nós, do Anorexia Zine ficamos felizes em discorrer acerca desta cena underground, portanto, caros leitores, mergulhem neste universo nipônico.
The Japanese Post-Punk Scene of the 1980s
In the seething underbelly of Japan's major metropolises in the 1980s, another Japan was emerging, far from the neon lights and pop aesthetics exported to the West. It was a somber, dense, claustrophobic Japan, fueled by dissonant guitars, noisy synthesizers, and voices buried in the mix. The Japanese post-punk scene flourished in this sonic underworld, between the damp alleys of Shinjuku and the stuffy basements of Osaka, like a muffled cry against the technological conformism that was beginning to shape the country.
While Joy Division, Bauhaus, and The Cure shook the Old World, in Japan, a new generation of musicians channeled this spectral energy with a singular flavor, mixing post-punk with the visual kei aesthetic, the experimentalism of new wave, and the psychological weight of a country in transformation.
One of the most emblematic bands of this scene was Phaidia, a group formed in Tokyo in 1981. Led by Masahiro Suda, Phaidia's sound was a fusion of darkwave, deathrock, and art punk, marked by an almost gothic theatricality. The album Sanatorium (1986) is a journey through the most oppressive side of Japanese post-punk.
Following the same dark path, ZollaZolla delved into atmospheric environments with a sharp sense of melody, close to what Cocteau Twins was doing, but with entirely local lyrics. G-Schmitt, on the other hand, invoked chaos and decadence with a more noise-oriented approach, approaching the no wave aesthetic of New York.
Among the heavier bands, Auto-Mod is practically a monument. Led by Genet, the group founded in 1980 was one of the first to unite post-punk with gothic and theatrical punk, in a performance that flirted with noir cabaret and German expressionism. The album Darkness Theater is a ritualistic experience, both sonically and visually.
Another name that deserves reverence is Madame Edwarda, as it helped to erect the pillars of Japanese dark punk. The band flirted with glam, the decadent, and the bizarre, creating its own universe of poetic perversion and sentimental ruins.
One cannot speak of the Japanese scene without mentioning the impact of The Stalin, a group best known for its hardcore punk leanings, but which at times transitioned through nervous and abrasive post-punk. In parallel, INU, an Osaka band led by Machida Kō, brought a nervous, urban, and experimental sound, reverberating anguishes that transcended the barriers of genre.
Lizard, active since the late 1970s, mixed progressive rock, punk, and electronic elements, resulting in an avant-garde sound that foreshadowed industrial and avant-garde post-punk. Saboten, also from Osaka, navigated the line of art punk with minimalist inclinations, in short and tense tracks like electrified concrete poetry.
Although the focus of the article is post-punk, I take this opportunity to mention the first Japanese punk band, called SS. It is important to clarify that there was no allusion to the German Nazi police; on the contrary, they made a fast, dirty, and rebellious sound.
In the rawest periphery of the scene, bands like Non Band, Aunt Sally (with Phew on vocals), and Hijokaidan pushed experimentalism to the limit. It was no longer just post-punk; it was sonic destruction as an art form. Phew's solo album with Conny Plank and members of Can, for example, is an obscure gem that directly connects Japan to the German krautrock avant-garde.
Nue, with its hazy sound and introspective lyrics, was almost a sonic diary of urban maladjustment. Another important name was Gauze, more focused on hardcore, but whose raw aesthetic influenced post-punk bands with a more aggressive approach.
DER ZIBET Active since 1984, this band mixed post-punk, gothic rock, and glam in an almost baroque way. With vocalist Issay (deceased in 2023), the group exuded a melancholic theatricality, heavily inspired by visual kei and European art rock. The album Garden (1987) is a pearl to be rediscovered.
D’ERLANGER Although better known as precursors of visual kei, their early releases have a strong influence from post-punk and darkwave. The EP Blue carries that dark and atmospheric sound typical of the Japanese 80s scene.
Sheena & The Rokkets More oriented towards rock and new wave, they had moments when they flirted with post-punk, mainly in the dry instrumentation and the urban and nocturnal atmospheres.
La-Vie En Rose Less known, this band explored a gothic and decadent sound, with influences from Bauhaus and Virgin Prunes, adding a very theatrical aesthetic sense that harks back to the Tokyo underground.
The Comes Although closer to hardcore punk, at certain times they presented nuances that crossed the line of post-punk, with harsh vocals and dry guitars reminiscent of bands like Crisis or the early Killing Joke.
Sodom Another obscure and very influential band in specific niches, mixing industrial, post-punk, and electronic experimentations. They bring a vibe reminiscent of the darker moments of Cabaret Voltaire or Chrome.
Dead End They started more in the line of hard rock/gothic, but have moments that sound like post-punk tempered with an epic touch. They released their first album in 1987, and although they became more famous in visual kei, their roots have a lot of the somber textures of the genre.
Shonen Knife Despite their more colorful and pop-punk aesthetic, in their early days they presented a raw and minimalist sound that could dialogue with the more stripped-down side of British post-punk, like Young Marble Giants.
Motto Very rare, almost a relic, the band experimented with synthesizers and lo-fi ambiences, and their home recordings are a feast for the sonic archaeologists of the cassette era.
Jun Togawa & Yapoos Jun Togawa, in addition to her solo career, led Yapoos, mixing post-punk, technopop, and performance art. Her intense, ironic, and almost bizarre persona placed her in a special place, like a Japanese Nina Hagen. The album Suki Suki Daisuki is a cult classic.
Tama An alternative band that moved between jazz punk and cerebral post-punk. Introspective lyrics, fragmented instrumentation – almost like a parallel DNA to This Heat or Slapp Happy.
Morio Agata Although more associated with psychedelic folk and Japanese avant-garde music, in the 80s he strongly flirted with post-punk, especially in collaborations with Phew and other musicians from the scene.
Picky Picnic One of the most eccentric bands in the Japanese scene, mixing post-punk with minimal synth and art pop in an absurd and playful way. A totally outsider sound, with that air of "something lost on a 1983 demo tape."
Many of these bands disappeared or remained restricted to cult followings, but the legacy of the Japanese post-punk scene of the 1980s echoes to this day. Modern groups like SPOOL, CRYV, Goat, Mass of the Fermenting Dregs, and Klan Aileen carry the dark, minimalist, and introspective DNA of these precursors, even if transmuted into other formats.
This scene, although marginal and difficult to access even today, is one of the most fascinating chapters in the underground history of Japanese music. It revealed that the Land of the Rising Sun was also well acquainted with the shadows, and that in them flourished a visceral, melancholic, and intense art, worthy of echoing in the walls of our Sonic Cave. We at Anorexia Zine are happy to discuss this underground scene, so dear readers, dive into this Japanese universe.
0 comments:
Postar um comentário