A Dinamarca dos anos 80 pode até não figurar nas listas clássicas quando se fala em pós-punk europeu, mas quem se dispõe a explorar as profundezas geladas do underground dinamarquês encontra uma cena tão sombria quanto intrigante. Nesse pequeno país escandinavo, entre o frio e o silêncio das ruas de Copenhague, Aarhus e Odense, surgiram bandas que canalizaram o desencanto e a urgência estética do período para criar sons gélidos, intensos e muitas vezes esquecidos pelo grande mapa do pós-punk.
A influência de Joy Division, Siouxsie and the Banshees e Bauhaus, somada à herança krautrock e ao experimentalismo do minimal synth europeu, foi metabolizada de maneira singular por bandas dinamarquesas que se moviam entre a estética gótica, o industrial e o art punk.
Sort Sol, talvez o nome mais emblemático da cena, começou nos anos 70 como uma banda punk chamada Sods. A transformação em Sort Sol (“Sol Negro”) marcou sua guinada para um som mais atmosférico e sombrio. Álbuns como Dagger & Guitar (1983) revelam uma banda em plena metamorfose, transbordando tensão e lirismo decadente.
Outro destaque é o Before, que lançaram em 1982 o clássico Man Walks Into a Bar. Com sintetizadores rascantes, baixo pulsante e vocais apáticos, sua música é puro desespero existencial capturado em vinil. A faixa "Babies in the Bag" é um retrato perfeito do desencanto urbano de uma juventude dinamarquesa órfã de utopias.
Under For é outra joia rara do período. Sua sonoridade remete ao DNA do post-punk britânico, mas com uma crueza muito própria. O EP Freezing (1983) é um relicário de urgência, com guitarras cortantes e atmosferas claustrofóbicas.
A cena também deu abrigo ao ADS (A Distant Shore), pós-punk com letras sombrias e atmosferas carregadas. Já o Kliche transitava entre o art rock e o minimalismo nervoso, influenciado por Kraftwerk e pelo expressionismo alemão. Seu álbum Supertanker (1980) é uma crítica mordaz à sociedade industrial com arranjos econômicos e tensos.
O duo SS-Say (com a participação de Inge Shannon, que depois integraria Laid Back) explorava o minimal synth com uma abordagem pós-punk glacial. O EP homônimo de 1985 é um exemplo do lado mais eletrônico e alienado da cena dinamarquesa.
Escape Artists foi uma das pérolas mais enigmáticas da cena pós-punk dinamarquesa dos anos 80. Com uma sonoridade minimalista, fria e quase ritualística, o grupo lançou o obscuro e hipnótico Escape from Reality (1983), um registro envolto em atmosferas densas e vocais soturnos. Sua música soa como um sussurro perdido entre fábricas abandonadas e noites sem fim. (Vide Anorexia Zine 3).
Impossível falar sobre a cena dinamarquesa e não menciona a coletânea Complication – A Danish Compilation, lançada em 1984, é um retrato cru e essencial da cena pós-punk e new wave da Dinamarca. Reunindo bandas como Before, City-X, No Knox e The Elite, o disco funciona como uma cápsula do tempo, revelando o nervo criativo de um underground efervescente e ainda pouco explorado fora do país. Uma verdadeira joia para quem busca mergulhar nas sombras nórdicas dos anos 80.
A coletânea do Nosferatu Festival de 1982 é um registro raro e essencial da cena punk e pós-punk dinamarquesa do início dos anos 80. Lançada em fita cassete, reúne performances ao vivo de bandas como UCR, City-X e Freshly Riots, capturando a crueza, urgência e criatividade de um momento efervescente do underground local.
Ballet Mécanique (1979) Martin Hall (vocals, piano, guitar), Michael Karshøj (bateria), Morten Versner (baixo),foi um projeto experimental dinamarquês que mesclava pós-punk, ambient e minimal synth com forte influência do futurismo europeu. Seu som etéreo e mecanizado cria paisagens sonoras e profundamente atmosféricas.
Lost Kids foi uma das bandas pioneiras do punk dinamarquês que, ao longo dos anos 80, incorporou elementos do pós-punk em sua sonoridade agressiva e sombria. Com letras provocativas e energia crua, o grupo capturou o espírito rebelde e decadente da época.Fazendo uma comparação esdrúxula é o joelho de porco Dinamarquês, porém mais rápido.
Cyklon Anti Cyklon formada em 1980, explorava os limites entre o pós-punk, o industrial e a performance art, com um som abrasivo e atmosferas desorientadoras. Suas composições eram marcadas por sintetizadores distorcidos, vocais mecanizados e uma estética provocativamente anti-establishment
Dee Sign surgiu na cena dinamarquesa com um pós-punk melódico e introspectivo, marcado por guitarras etéreas e climas melancólicos. Sua sonoridade lembra ecos do The Cure e Sad Lovers & Giants, mas com um toque nórdico soturno e delicado.Lançaram apenas um álbum auto-intitualdo em 1981.
End of Your Garden cultivava um pós-punk minimalista e sombrio, repleto de sintetizadores secos e vocais distantes. Seu som melancólico e quase fantasmagórico ecoa a estética fria e introspectiva do underground escandinavo dos anos 80. Lançaram apenas um Ep- chamado Celebration em 1981. A banda era formada por Jens Bønding (violin), Jens Valo Danielsen (baixo), Jan Laursen (vocals, organ), Benny Woitovitz (guitarra).
Freddy Frank foi o dono da gravadora Gry Records e da loja de discos Gry (ao lado de Martha Podell), e lançou esta fita como seu único trabalho solo pelo selo. Este lançamento é anterior ao cobiçado disco Grønvirke, no qual ele colaborou com Sten Jørgensen (do Sort Sol), mas os sons e ideias são bastante semelhantes aos de Grønvirke. Lembra o projeto spoken word do Rozz Williams.
Moral foi um dos nomes mais emblemáticos do minimal synth dinamarquês, ativo no início dos anos 80. Com atmosferas frias, vocais delicados e composições etéreas, seu som captura a essência melancólica e minimalista da década. Formada por Hanne Winterberg (vocals), Marco Andreis (guitar), Ingolf Brown (sintetizador), ficaram na ativa ate 1984 e lançaram 04 álbuns.
Pesteg Dred foi um obscuro projeto dinamarquês de coldwave/minimal synth, conhecido por suas texturas sombrias e atmosferas claustrofóbicas. Seu álbum Years of Struggle Against the Lies, the Stupidity and the Cowardice (1985) é um culto soturno à alienação urbana.
A UCR foi uma banda dinamarquesa que transitou entre o punk, o pós-punk e o gótico, formada em 1979. Em 1982, lançaram a faixa "Night and Day", uma das mais representativas de sua sonoridade sombria. Durante sua trajetória, dividiram o palco com o Theatre of Hate no Saltlageret em 1981 e participaram do lendário Nosferatu Festival no ano seguinte um marco para a cena underground local. Tocaram também em espaços icônicos como Rockmaskinen, Channel One, Barbue e o lendário Ungdomshuset. A banda encerrou suas atividades em 1985.
Boline foi uma banda dinamarquesa de pós-punk com forte inclinação experimental, surgida nos anos 80. Seu som combinava guitarras dissonantes, atmosferas densas e uma abordagem quase ritualística, criando paisagens sonoras intensas e pouco convencionais.Em 1979, lançaram o álbum KMLP4, bem como o álbum auto-intitulado em 1982.
Cinema Noir foi uma banda dinamarquesa que explorou os territórios do pós-punk e da coldwave com uma estética melancólica e minimalista. Suas composições evocavam um clima cinematográfico, marcado por sintetizadores sutis e vocais introspectivos.
Daily Fauli foi um projeto solo dinamarquês de minimal synth criado por Søren Fauli no início dos anos 80. Seu álbum Fauli Til Dauli (1983), gravado em casa, combina humor, estranheza e atmosferas lo-fi em um retrato peculiar da cena underground local.
Freshly Riots foi uma banda dinamarquesa de pós-punk ativa nos anos 80, conhecida por sua energia crua e guitarras cortantes. Com uma sonoridade urgente e letras provocativas, refletiam o espírito inquieto da juventude alternativa da época.Começaram fazendo um som punk, mas mudaram a característica, efetuando um som dark e sombrio.
Tee Vee Pop foi uma banda dinamarquesa que combinava o espírito do pós-punk com toques de art rock e crítica à cultura de massa. Seu som era direto, nervoso e irônico, refletindo a inquietação estética e política do início dos anos 80.Lembra bastante o X-Mal Deuschland, banda formada por Xenia Foss (vocals), Tulle (guitarra), Esle (baixo), Jette (bateria), lançaram 03 Eps, em 1982 (For vor tides),(I karma), (Touching) e a coletânea (The Only years 2013), bem como foram incluídos Nosferatu Festival 1982.
Grønvirke foi um projeto experimental dinamarquês que uniu Freddy Frank e Sten Jørgensen (do Sort Sol), explorando sonoridades entre o pós-punk, o ambient e o art rock. Seu trabalho é marcado por atmosferas densas, narrativas abstratas e uma estética reflexiva. Formada em 1980 por Christian Højgård (vocals, guitar, synthesizer), Jeans (vocals, guitar), René Tronborg (baixo) e Torben Kirkholt (bateria). Lançaram apenas uma Demo com 03 faixas em 1983.
Die Kapelle foi uma banda dinamarquesa de pós-punk com fortes influências do darkwave e do expressionismo alemão. Seu som teatral, carregado de tensão e melancolia, criava paisagens sonoras densas e emocionalmente intensas. Formada no inicio de 1980, por Niclas Tange (bateria), Martin Sellen (baixo) e Michael Tange (guitars, vocals), lançaram 03 álbuns (As the book of autumn 1984)(MCMLXXXVI 1986) e The Siege 1987.
Kalashnikov foi uma banda dinamarquesa de pós-punk com letras em dinamarquês, ativa na década de 1980. Seu som é caracterizado por uma energia ameaçadora, sendo considerada um clássico da cena dinamarquesa. Formada em meado dos anos 80 por Charlotte Bagge (vocals), IB! (guitar, vocals), F.C. Phüsant (baixo) e Carsten West (bateria). Seu único álbum de estúdio é Subversion de 1985.
A cena pós-punk dinamarquesa dos anos 80, embora talvez menos conhecida internacionalmente, foi um período criativo e distintivo. Caracterizada por bandas com sonoridades sombrias e letras frequentemente em dinamarquês, ela adicionou uma perspectiva única ao movimento pós-punk global, deixando uma marca duradoura na história da música underground do país. Nós do Anorexia Zine, explanamos com afinco essa brilhante cena underground.
The Danish post-punk scene.
Denmark in the 1980s might not feature prominently in classic lists when discussing European post-punk, but those willing to explore the icy depths of the Danish underground will find a scene as somber as it is intriguing. In this small Scandinavian country, amidst the cold and silence of the streets of Copenhagen, Aarhus, and Odense, bands emerged that channeled the disenchantment and aesthetic urgency of the period to create frigid, intense sounds often forgotten by the broader map of post-punk.
The influence of Joy Division, Siouxsie and the Banshees, and Bauhaus, combined with the legacy of krautrock and the experimentalism of European minimal synth, was uniquely metabolized by Danish bands that moved between gothic aesthetics, industrial sounds, and art punk.
Sort Sol, perhaps the most emblematic name of the scene, began in the 1970s as a punk band called Sods. Their transformation into Sort Sol ("Black Sun") marked their shift towards a more atmospheric and somber sound. Albums like Dagger & Guitar (1983) reveal a band in full metamorphosis, overflowing with tension and decadent lyricism.
Another highlight is Before, who released the classic Man Walks Into a Bar in 1982. With scratchy synthesizers, pulsating bass, and apathetic vocals, their music is pure existential despair captured on vinyl. The track "Babies in the Bag" is a perfect portrait of the urban disillusionment of a Danish youth orphaned of utopias.
Under For is another rare gem of the period. Their sound harks back to the DNA of British post-punk, but with a rawness all their own. The EP Freezing (1983) is a reliquary of urgency, with cutting guitars and claustrophobic atmospheres.
The scene also sheltered ADS (A Distant Shore), post-punk with somber lyrics and heavy atmospheres. Meanwhile, Kliche moved between art rock and nervous minimalism, influenced by Kraftwerk and German Expressionism. Their album Supertanker (1980) is a biting critique of industrial society with economical and tense arrangements.
The duo SS-Say (featuring Inge Shannon, who later joined Laid Back) explored minimal synth with a glacial post-punk approach. Their self-titled EP from 1985 is an example of the more electronic and alienated side of the Danish scene.
Escape Artists was one of the most enigmatic pearls of the Danish post-punk scene of the 1980s. With a minimalist, cold, and almost ritualistic sound, the group released the obscure and hypnotic Escape from Reality (1983), a record enveloped in dense atmospheres and somber vocals. Their music sounds like a lost whisper between abandoned factories and endless nights (Vide Anorexia Zine 3).
It's impossible to talk about the Danish scene without mentioning the compilation Complication – A Danish Compilation, released in 1984, which is a raw and essential portrait of Denmark's post-punk and new wave scene. Bringing together bands like Before, City-X, No Knox, and The Elite, the record functions as a time capsule, revealing the creative nerve of an effervescent and still little-explored underground outside the country. A true gem for those seeking to delve into the Nordic shadows of the 1980s.
The Nosferatu Festival compilation from 1982 is a rare and essential record of the Danish punk and post-punk scene of the early 1980s. Released on cassette tape, it gathers live performances from bands like UCR, City-X, and Freshly Riots, capturing the rawness, urgency, and creativity of an effervescent moment in the local underground.
Ballet Mécanique (1979) Martin Hall (vocals, piano, guitar), Michael Karshøj (drums), Morten Versner (bass), was a Danish experimental project that blended post-punk, ambient, and minimal synth with a strong influence from European futurism. Their ethereal and mechanized sound created deeply atmospheric soundscapes.
Lost Kids was one of the pioneering Danish punk bands that, throughout the 1980s, incorporated elements of post-punk into their aggressive and somber sound. With provocative lyrics and raw energy, the group captured the rebellious and decadent spirit of the time. Making a bizarre comparison, it's like Danish pork knuckle, but faster.
Cyklon Anti Cyklon, formed in 1980, explored the boundaries between post-punk, industrial, and performance art, with an abrasive sound and disorienting atmospheres. Their compositions were marked by distorted synthesizers, mechanized vocals, and a provocatively anti-establishment aesthetic.
Dee Sign emerged in the Danish scene with a melodic and introspective post-punk, marked by ethereal guitars and melancholic moods. Their sound recalls echoes of The Cure and Sad Lovers & Giants, but with a somber and delicate Nordic touch. They released only one self-titled album in 1981.
End of Your Garden cultivated a minimalist and somber post-punk, replete with dry synthesizers and distant vocals. Their melancholic and almost ghostly sound echoes the cold and introspective aesthetic of the Scandinavian underground of the 1980s. They released only one EP called Celebration in 1981. The band consisted of Jens Bønding (violin), Jens Valo Danielsen (bass), Jan Laursen (vocals, organ), and Benny Woitovitz (guitar).
Freddy Frank was the owner of the Gry Records label and the Gry record store (alongside Martha Podell), and released this tape as his only solo work on the label. This release predates the coveted Grønvirke record, on which he collaborated with Sten Jørgensen (from Sort Sol), but the sounds and ideas are quite similar to those of Grønvirke. It recalls the spoken word project of Rozz Williams.
Moral was one of the most emblematic names of Danish minimal synth, active in the early 1980s. With cold atmospheres, delicate vocals, and ethereal compositions, their sound captures the melancholic and minimalist essence of the decade. Formed by Hanne Winterberg (vocals), Marco Andreis (guitar), and Ingolf Brown (synthesizer), they were active until 1984 and released 04 albums.
Pesteg Dred was an obscure Danish coldwave/minimal synth project, known for its somber textures and claustrophobic atmospheres. Their album Years of Struggle Against the Lies, the Stupidity and the Cowardice (1985) is a somber cult to urban alienation.
UCR was a Danish band that moved between punk, post-punk, and gothic, formed in 1979. In 1982, they released the track "Night and Day," one of the most representative of their somber sound. During their career, they shared the stage with Theatre of Hate at Saltlageret in 1981 and participated in the legendary Nosferatu Festival the following year, a milestone for the local underground scene. They also played in iconic venues such as Rockmaskinen, Channel One, Barbue, and the legendary Ungdomshuset. The band ceased activities in 1985.
Boline was a Danish post-punk band with a strong experimental inclination, emerging in the 1980s. Their sound combined dissonant guitars, dense atmospheres, and an almost ritualistic approach, creating intense and unconventional soundscapes. In 1979, they released the album KMLP4, as well as a self-titled album in 1982.
Cinema Noir was a Danish band that explored the territories of post-punk and coldwave with a melancholic and minimalist aesthetic. Their compositions evoked a cinematic mood, marked by subtle synthesizers and introspective vocals.
Daily Fauli was a Danish minimal synth solo project created by Søren Fauli in the early 1980s. His home-recorded album Fauli Til Dauli (1983) combines humor, strangeness, and lo-fi atmospheres in a peculiar portrait of the local underground scene.
Freshly Riots was a Danish post-punk band active in the 1980s, known for their raw energy and cutting guitars. With an urgent sound and provocative lyrics, they reflected the restless spirit of the alternative youth of the time. They started with a punk sound but changed their characteristics, adopting a dark and somber sound.
Tee Vee Pop was a Danish band that combined the spirit of post-punk with touches of art rock and criticism of mass culture. Their sound was direct, nervous, and ironic, reflecting the aesthetic and political unease of the early 1980s. They strongly resemble X-Mal Deutschland, a band formed by Xenia Foss (vocals), Tulle (guitar), Esle (bass), and Jette (drums), who released 03 EPs in 1982 (For vor tides, I karma, Touching) and the compilation The Only Years 2013, and were also included in the Nosferatu Festival 1982 compilation.
Grønvirke was a Danish experimental project that united Freddy Frank and Sten Jørgensen (from Sort Sol), exploring sounds between post-punk, ambient, and art rock. Their work is marked by dense atmospheres, abstract narratives, and a reflective aesthetic. Formed in 1980 by Christian Højgård (vocals, guitar, synthesizer), Jeans (vocals, guitar), René Tronborg (bass), and Torben Kirkholt (drums). They released only one 3-track demo in 1983.
Die Kapelle was a Danish post-punk band with strong influences from darkwave and German Expressionism. Their theatrical sound, laden with tension and melancholy, created dense and emotionally intense soundscapes. Formed in the early 1980s by Niclas Tange (drums), Martin Sellen (bass), and Michael Tange (guitars, vocals), they released 03 albums: As the Book of Autumn (1984), MCMLXXXVI (1986), and The Siege (1987).
Kalashnikov was a Danish post-punk band with lyrics in Danish, active in the 1980s. Their sound is characterized by a threatening energy, and they are considered a classic of the Danish scene. Formed in the mid-1980s by Charlotte Bagge (vocals), IB! (guitar, vocals), F.C. Phüsant (bass), and Carsten West (drums). Their only studio album is Subversion from 1985.
The Danish post-punk scene of the 1980s, although perhaps less known internationally, was a creative and distinctive period. Characterized by bands with somber sounds and often Danish lyrics, it added a unique perspective to the global post-punk movement, leaving a lasting mark on the history of the country's underground music. We at Anorexia Zine have diligently explored this brilliant underground scene.
0 comments:
Postar um comentário