quarta-feira, 7 de maio de 2025

Fifth Column

 Fifth Column, Primary, 1 of 3

Formada em Toronto no início dos anos 80, a Fifth Column foi uma banda essencialmente feminina que transitou entre o post-punk, o DIY radical e os primórdios do que viria a ser conhecido como queercore. Ativas entre 1980 e 1995, elas não só desafiavam os moldes sonoros da época como também sacudiam a política de gênero e sexualidade na cena alternativa canadense um terreno ainda bastante conservador, mesmo entre os ditos "desviantes".

O embrião da banda começou sob o nome Second Unit, com GB Jones na bateria, Kathleen Pirrie Adams no baixo e Janet Martin na guitarra. Foi em um desses primeiros shows, ainda em 1980, que Caroline Azar se encantou com o trio e logo se integrou como vocalista, selando a formação inicial da Fifth Column. O nome foi escolhido como referência ao termo militar cunhado durante a Guerra Civil Espanhola “quinta coluna” apontando para sabotadores infiltrados no coração da cidade sitiada. Uma metáfora perfeita para uma banda que se via como uma força de infiltração crítica no meio cultural dominante. 

Logo no início, o grupo mergulhou de cabeça na cultura da fita cassete, participando da coletânea Urban Scorch em 1981, lançada pela Some Product. Jones, Azar e Candy Parker também criaram o zine Hide, uma colagem xerocada de arte e crítica social que teve cinco edições. O zine se desdobrou em compilações em fita com nomes como Anti-Scrunti Faction, Mydolls, Really Red e Michael Phillip Wojewoda, além da própria Fifth Column.

Enfrentando resistência tanto da mídia convencional quanto de segmentos assimilacionistas da cena alternativa, a Fifth Column incomodava por sua estética crua, performances não-convencionais e postura explicitamente feminista. Poucos jornalistas da época as defenderam: nomes como Denise Benson (CKLN), Chris O'Connor (The Eye), John Sakamoto (The Sun) e Liam Lacey (The Globe and Mail) estão entre os poucos aliados. 

A primeira gravação em vinil foi o EP Boy-Girl, lançado em 1983 pelo selo Voicepondence. Mas foi com o LP To Sir With Hate (título que ironiza o filme britânico To Sir With Love) que a Fifth Column encontrou sua voz mais marcante. Produzido por Michael Phillip Wojewoda, o disco se tornou um marco na música underground canadense, sendo indicado diversas vezes na categoria de legado do Polaris Music Prize entre 2016 e 2018.

O destaque vai para a faixa “The Fairview Mall Story”, que denuncia a armadilha policial contra homens gays em Toronto e sua exposição pública pela imprensa um gesto artístico crucial para a formação da futura cena queercore. O videoclipe, dirigido por Steven Rumbelow, é uma colagem ácida de consumismo, repressão e sexualidade encenada. Já o vídeo de "Where Are They Now?", dirigido por Marc de Guerre, também ampliou os limites estéticos do grupo. 

Suas apresentações ao vivo eram performáticas, com projeções de filmes e um “go-go boy” dançando, em uma inversão crítica dos papéis de gênero. Instrumentistas convidados, como saxofonistas e violinistas, completavam o cenário sonoro mutante da banda.

Em 1992, lançaram o provocativo single "All Women Are Bitches" pelo selo K Records  um ataque irônico ao sexismo e às caricaturas sobre feministas. Apesar da rejeição radiofônica, a música foi eleita “Single da Semana” pela Melody Maker no Reino Unido, graças ao crítico Everett True

Este single integraria seu terceiro e último álbum, 36C, lançado em 1994. O videoclipe de "Donna", dirigido por Bruce LaBruce, escancarava os temas queer e feministas da banda, com participações de amigas e musas do coletivo, como Jena Von Brucker, Mic Hell, Norma Jean LeFebvre e Ottilie Mason.

A banda se desfez em 1995, após o cancelamento de uma turnê britânica e com GB Jones cada vez mais envolvida com projetos artísticos em Nova York. Seu último registro sonoro apareceu em 2002, na compilação Fields And Streams, da Kill Rock Stars.

Após o fim da banda, as integrantes continuaram ativas nas artes. Caroline Azar envolveu-se com teatro, compôs para peças como The End e criou libretos como MAN-O-REXIC e D.I.N.K. Ela também escreveu e dirigiu a série cômica St. Peon, encenada por Jamillah Ross. Já GB Jones colaborou com projetos experimentais como Mariae Nascenti, Agnoema e fundou o duo Opera Arcana, que lançou trilhas sonoras e se apresentou em eventos multimídia dirigidos por Azar.

Em 2012, o documentário She Said Boom: The Story of Fifth Column, dirigido por Kevin Hegge, celebrou o legado da banda com depoimentos de integrantes e artistas como Bruce LaBruce, Kathleen Hanna e Vaginal Davis. E em 2004, a faixa “All Women Are Bitches” ganhou nova vida ao ser reinterpretada pela banda Lesbians on Ecstasy como “Bitchsy”.

 Discografia

1981 – Urban Scorch - k7

1983 – Boy-Girl EP

1992 – All Women Are Bitches / Donna   

Álbuns de estúdio

1985 – To Sir With Hate  

1990 – All-Time Queen of the World 

1994 – 36C 

2002 – Fields and Streams - Coletânea


 Fifth Column, Primary, 1 of 3

Formed in Toronto in the early 1980s, Fifth Column was an essentially all-female band that moved between post-punk, radical DIY, and the early roots of what would later become known as queercore. Active from 1980 to 1995, they not only challenged the sonic molds of the time but also shook up gender and sexuality politics in the Canadian alternative scene—a space still very conservative, even among the so-called "deviants."

The band’s embryo began under the name Second Unit, with GB Jones on drums, Kathleen Pirrie Adams on bass, and Janet Martin on guitar. It was at one of these early shows, still in 1980, that Caroline Azar became captivated by the trio and soon joined as vocalist, sealing the original Fifth Column lineup. The name was chosen as a reference to the military term coined during the Spanish Civil War—“fifth column”—referring to infiltrators within a besieged city. A perfect metaphor for a band that saw itself as a force of critical infiltration in mainstream culture. 

Early on, the group fully embraced cassette culture, appearing on the 1981 compilation Urban Scorch released by Some Product. Jones, Azar, and Candy Parker also created the zine Hide, a xeroxed collage of art and social critique that ran for five issues. The zine branched into cassette compilations featuring acts like Anti-Scrunti Faction, Mydolls, Really Red, and Michael Phillip Wojewoda, in addition to Fifth Column themselves.

Facing resistance from both mainstream media and assimilationist segments of the alternative scene, Fifth Column provoked discomfort through their raw aesthetic, unconventional performances, and explicitly feminist stance. Few journalists defended them at the time: names like Denise Benson (CKLN), Chris O'Connor (The Eye), John Sakamoto (The Sun), and Liam Lacey (The Globe and Mail) were among the few allies. 

Their first vinyl release was the EP Boy-Girl, released in 1983 by the Voicepondence label. But it was with the LP To Sir With Hate (a title that mocks the British film To Sir With Love) that Fifth Column found their most defining voice. Produced by Michael Phillip Wojewoda, the album became a landmark in Canadian underground music, receiving multiple nominations in the legacy category of the Polaris Music Prize between 2016 and 2018.

A standout track is “The Fairview Mall Story”, which denounces a police sting against gay men in Toronto and their public shaming by the press—a crucial artistic gesture in the development of the future queercore scene. The music video, directed by Steven Rumbelow, is an acidic collage of consumerism, repression, and staged sexuality. The video for "Where Are They Now?", directed by Marc de Guerre, also expanded the band's aesthetic boundaries. 

Their live performances were theatrical, with film projections and a dancing “go-go boy,” critically inverting gender roles. Guest musicians, such as saxophonists and violinists, completed the band's ever-shifting sonic landscape.

In 1992, they released the provocative single "All Women Are Bitches" on the K Records label—an ironic attack on sexism and caricatures of feminists. Despite radio rejection, the song was named “Single of the Week” by the UK’s Melody Maker, thanks to critic Everett True

This single would be included on their third and final album, 36C, released in 1994. The music video for "Donna", directed by Bruce LaBruce, laid bare the band’s queer and feminist themes, featuring friends and muses from their collective, such as Jena Von Brucker, Mic Hell, Norma Jean LeFebvre, and Ottilie Mason.

The band dissolved in 1995 after the cancellation of a UK tour and with GB Jones increasingly focused on artistic projects in New York. Their final recorded appearance came in 2002, on the compilation Fields And Streams by Kill Rock Stars.

After the band’s end, its members remained active in the arts. Caroline Azar became involved in theatre, composing for plays such as The End and creating librettos like MAN-O-REXIC and D.I.N.K. She also wrote and directed the comedy series St. Peon, performed by Jamillah Ross. Meanwhile, GB Jones collaborated with experimental projects like Mariae Nascenti, Agnoema, and founded the duo Opera Arcana, which released soundtracks and performed in multimedia events directed by Azar.

In 2012, the documentary She Said Boom: The Story of Fifth Column, directed by Kevin Hegge, celebrated the band's legacy with testimonials from members and artists like Bruce LaBruce, Kathleen Hanna, and Vaginal Davis. And in 2004, the track “All Women Are Bitches” was reborn through a reinterpretation by the band Lesbians on Ecstasy as “Bitchsy.”

 Discography

1981 – Urban Scorch - k7

1983 – Boy-Girl EP

1992 – All Women Are Bitches / Donna   

Studio albums

1985 – To Sir With Hate  

1990 – All-Time Queen of the World 

1994 – 36C 

2002 – Fields and Streams – Compilation


0 comments:

Postar um comentário