Poucas bandas personificaram tão bem o "faça você mesmo" e o nonsense surrealista como o Box of Fish, uma das formações mais excêntricas e obscuras da cena pós-punk/underground australiana do início dos anos 80. Apesar da curta duração, o grupo deixou uma marca peculiar e provocativa.
A gênese do Box of Fish tem contornos quase mitológicos: tudo começou em 1981, em um show do The Birthday Party (de Nick Cave) no lendário Stranded, um clube no centro de Sydney. Em um encontro inusitado no banheiro masculino, Bill foi encontrado segurando o cinto de Nick Cave, decorado com uma caveira e ossos cruzados. O que o acessório fazia lá ninguém sabe, mas foi suficiente para que Andy se aproximasse e sugerisse: "Quer montar uma banda?" A resposta, claro, foi afirmativa. E o resto, como dizem, é história.
Como muitas bandas do underground pós-punk e experimental do início dos anos 80, o Box of Fish passou por diversas formações ao longo de sua breve, porém intensa trajetória. Cada mudança refletia uma fase sonora distinta da frieza eletrônica do drum machine ao som mais orgânico e caótico das guitarras ao vivo. A seguir, uma linha do tempo essencial das formações que definiram a história do grupo:
A primeira formação contava com Bill Quarry (baixo e vocais), Andrew Johnson (vocais, guitarra e teclados) e bateria eletrônica. Nesta fase, realizaram 02 shows.
Na segunda fase, ainda com o drum machine, a banda começa a ganhar corpo e um som mais atmosférico. Carol Anderson entra trazendo novas texturas nas guitarras e teclados. Em algum momento desses seis shows, a banda encurta seu nome para o definitivo Box of Fish: fizeram 06 shows
O nome Box of Fish foi retirado de um episódio da série britânica cômica Ripping Yarns (dos criadores do Monty Python), e chegou a ser estendido para frases cada vez mais absurdas como:
"A Box of Fish with tartar sauce on Sunday afternoon eating down at the jetty" até que decidiram manter apenas o essencial: Box of Fish.
Entre 1981 e 1982, a banda começou a ensaiar e apresentou seu primeiro show no Entertainers Club, em Redfern, ao lado da banda experimental Negative Reaction e outros grupos da cena alternativa. A banda transitava por um som cru e distorcido, com guitarras ruidosas e vocais carregados de ironia e provocação.
A terceira fase é considerada a formação clássica. Com a entrada do baterista Craig Rossi, o grupo abandona a frieza da máquina e mergulha num som mais sujo e visceral é aqui que o suposto “grunge australiano” começa a se moldar. Foram quase 50 apresentações, consolidando o nome da banda nos palcos alternativos de Sydney.
Na quarta fase, curta, porém marcante, com a inclusão do guitarrista Bill Posters, que trouxe um toque extra de ruído e distorção para o som do grupo, isto por volta de Setembro e de 1983. A quinta fase representa o retorno à formação estável, agora com uma sonoridade madura e marcada pelo entrosamento entre Rossi, Anderson e Quarry. Um trio instrumental sólido sob os vocais estridentes e teclados de Johnson.
Em 1984, a banda apenas ensaiou com Paul Spooner na guitarra (do The Rejects), buscando talvez uma nova direção. Mas não chegaram a se apresentar ao vivo. Entre Julho de 1984 a Setembro de 1985, foi a última e mais longa formação do Box of Fish, com Chris Royal entrando como segundo guitarrista. A banda agora exalava experiência, peso e certa desilusão, ingredientes perfeitos para os palcos decadentes da cena alternativa. Foi com esse lineup que o grupo encerrou sua jornada.
Cada formação do Box of Fish trazia algo novo, mas todas tinham em comum uma postura experimental, independente e desafiadora dos padrões. Essa cronologia revela mais do que mudanças de integrantes, revela um movimento contínuo em direção ao caos criativo que ajudou a definir a sonoridade crua e irônica que muitos só foram descobrir anos depois, nos becos de Seattle.
Em setembro de 1985, o grupo fez seu último show no Strawberry Hills Hotel, encerrando um ciclo breve, mas repleto de energia e irreverência.Após o fim da banda, os membros se espalharam por diversos projetos marcantes da cena australiana como Toys Went Berserk, King Snake Roost, The Deadly Hume, The Fester Brothers e Siberian All-Stars. nomes que ajudaram a manter acesa a chama do rock alternativo no país durante os anos 80.
Discografia
Erosion - Single (1983)Slap Em Round The Gills (1985)
Invented Grunge 1984 - Compilation (2008)
Few bands embodied the "do-it-yourself" spirit and surrealist nonsense quite like Box of Fish, one of the most eccentric and obscure acts from the early 80s Australian post-punk/underground scene. Despite its short lifespan, the group left a peculiar and provocative mark.
The genesis of Box of Fish borders on mythology: it all began in 1981 at a The Birthday Party (Nick Cave's band) concert at the legendary Stranded club in downtown Sydney. In a bizarre encounter in the men's restroom, Bill was found holding Nick Cave’s belt, decorated with a skull and crossbones. Why the belt was there, no one knows, but it was enough for Andy to approach and suggest: “Want to start a band?” The answer, of course, was yes. And the rest, as they say, is history.
Like many bands from the early 80s post-punk and experimental underground, Box of Fish went through several line-ups during their brief but intense trajectory. Each change reflected a distinct sonic phase, from the electronic coldness of drum machines to the more organic and chaotic energy of live guitars. Below is a timeline of key lineups that defined the band's history:
The first lineup featured Bill Quarry (bass and vocals), Andrew Johnson (vocals, guitar, and keyboards), and a drum machine. During this phase, they performed 2 shows.
In the second phase, still using a drum machine, the band began to gain shape and a more atmospheric sound. Carol Anderson joined, bringing new textures on guitar and keyboards. Sometime during these six shows, the band shortened its name to the definitive Box of Fish: they played 6 shows.
The name Box of Fish was taken from an episode of the British comedy series Ripping Yarns (by the creators of Monty Python) and was at one point extended into increasingly absurd phrases like:
"A Box of Fish with tartar sauce on Sunday afternoon eating down at the jetty" until they decided to keep only the essential: Box of Fish.
Between 1981 and 1982, the band began rehearsing and played their first show at the Entertainers Club in Redfern, alongside the experimental band Negative Reaction and other alternative acts. The band explored a raw and distorted sound, with noisy guitars and vocals full of irony and provocation.
The third phase is considered the classic lineup. With the arrival of drummer Craig Rossi, the group abandoned the coldness of the drum machine and dove into a dirtier, more visceral sound — this is where the supposed "Australian grunge" began to take shape. They played nearly 50 shows, solidifying their name on Sydney’s alternative stages.
In the fourth phase — short but significant — guitarist Bill Posters joined, adding an extra layer of noise and distortion to the band’s sound. This was around September 1983. The fifth phase marked a return to a stable lineup, now with a more mature sound shaped by the synergy between Rossi, Anderson, and Quarry — a solid instrumental trio under Johnson’s shrill vocals and keyboards.
In 1984, the band only rehearsed with Paul Spooner on guitar (from The Rejects), possibly seeking a new direction, but they never performed live. From July 1984 to September 1985 was the final and longest-lasting formation of Box of Fish, with Chris Royal joining as second guitarist. The band now exuded experience, weight, and a touch of disillusionment — perfect ingredients for the decaying stages of the alternative scene. It was with this lineup that the group ended its journey.
Each formation of Box of Fish brought something new, but all shared an experimental, independent stance that challenged conventions. This chronology reveals more than just member changes — it reveals a continuous movement toward creative chaos that helped define the raw and ironic sound many would only discover years later in Seattle’s alleys.
In September 1985, the band played their final show at the Strawberry Hills Hotel, closing a brief but energetic and irreverent chapter. After the band ended, members spread into several iconic Australian scene projects such as Toys Went Berserk, King Snake Roost, The Deadly Hume, The Fester Brothers, and Siberian All-Stars — names that helped keep the alternative rock flame alive in the country throughout the 80s.
Discography
Erosion – Single (1983)Slap Em Round The Gills (1985)
Invented Grunge 1984 – Compilation (2008)
0 comments:
Postar um comentário