domingo, 11 de maio de 2025

Dämmerattacke

 Tausend Seen, Primary, 1 of 5

Dämmerattacke foi um grupo austríaco de post-punk e new wave ativo entre 1979 e 1983, originário de Wiener Neustadt, Áustria. Formada por colegas de escola, a banda combinava elementos de punk rock com influências eletrônicas e atmosferas sombrias, sendo frequentemente comparada a bandas como Joy Division.

Integraram a banda Walter Leinweber ( guitarra, vocais), Michael Andersch  (saxofone), Thomas Guth (baixo), Wolfgang Leinweber (bateria), Erich Allinger (teclados), bem como adentrou em 1981( guitarra, baixo acústico).

A música da Dämmerattacke é caracterizada por uma atmosfera melancólica e introspectiva. O álbum "Tausend Seen" é frequentemente comparado ao "Closer" do Joy Division, devido à sua sonoridade sombria e envolvente. A voz melancólica de Walter Leinweber adiciona um toque "anti-pop" à mistura, resultando em uma peça única na história da música underground austríaca.

Apesar de sua curta existência, a Dämmerattacke deixou uma marca significativa na cena musical underground da Áustria. Seus lançamentos, especialmente o álbum "Tausend Seen", são altamente procurados por colecionadores e entusiastas do gênero. A banda é lembrada por sua contribuição única ao post-punk e new wave austríaco.

Mensch und Maschine (1980)  Demo

Este é o primeiro registro da banda, uma demo caseira que captura a energia bruta e experimental do início da Dämmerattacke. Gravado em uma época em que o punk ainda reverberava fortemente na Europa Central, "Mensch und Maschine" revela uma formação em transição do punk tradicional para um pós-punk mais climático e eletrônico. Apesar de não ter sido lançado oficialmente na época, a demo circulou no circuito alternativo austríaco e ajudou a solidificar a reputação da banda como pioneira na cena local de post-punk. 

Das Märchen EP (1981) 

O primeiro lançamento oficial da banda. "Das Märchen" ("O Conto de Fadas") marca um avanço na produção e uma estética mais refinada. Ainda fortemente ancorado no pós-punk, o EP aponta para uma sensibilidade narrativa e artística mais apurada. A inclusão de elementos de saxofone e arranjos mais sutis mostra uma evolução em relação à crueza da demo.

As faixas giram em torno de temas de alienação, imaginação sombria e crítica social, embaladas por uma sonoridade minimalista. O título do EP ironiza os contos infantis ao contrastar fantasia com dureza da realidade urbana.

Tausend Seen (1982) 

Este é o único álbum completo lançado pela banda e sua obra-prima definitiva. “Tausend Seen” (“Mil Lagos”) marca a culminação do estilo da Dämmerattacke  uma fusão sombria de post-punk e atmosferas oníricas, com uma abordagem mais madura.A produção tem um caráter mais ambiental e melancólico, antecipando sonoridades que viriam a ser exploradas por bandas do darkwave e do gothic rock.

O álbum flui quase como uma narrativa contínua. As composições são mais elaboradas, com camadas de teclado e linhas de baixo densas que criam uma sensação de imersão. Letras Poéticas, abstratas e existencialistas. Tratam de paisagens mentais, isolamento, memória, e um senso quase fílmico de lugar e tempo.


 Tausend Seen, Primary, 1 of 5

Dämmerattacke was an Austrian post-punk and new wave group active between 1979 and 1983, originating from Wiener Neustadt, Austria. Formed by schoolmates, the band combined punk rock elements with electronic influences and dark atmospheres, often drawing comparisons to bands like Joy Division.

The band included Walter Leinweber (guitar, vocals), Michael Andersch (saxophone), Thomas Guth (bass), Wolfgang Leinweber (drums), Erich Allinger (keyboards), and later joined in 1981 (guitar, acoustic bass).

Dämmerattacke’s music is characterized by a melancholic and introspective atmosphere. The album "Tausend Seen" is often compared to Joy Division's "Closer" due to its dark and immersive sound. Walter Leinweber's melancholic voice adds an "anti-pop" touch to the mix, resulting in a unique piece in the history of Austrian underground music.

Despite their short existence, Dämmerattacke left a significant mark on Austria's underground music scene. Their releases, especially the album "Tausend Seen," are highly sought after by collectors and genre enthusiasts. The band is remembered for their unique contribution to Austrian post-punk and new wave.

Mensch und Maschine (1980)  Demo

This is the band's first recording, a homemade demo that captures the raw and experimental energy of Dämmerattacke's early days. Recorded at a time when punk was still strongly resonating in Central Europe, "Mensch und Maschine" reveals a group in transition from traditional punk toward a more atmospheric and electronic post-punk. Although it wasn’t officially released at the time, the demo circulated within Austria's alternative circuit and helped solidify the band’s reputation as pioneers in the local post-punk scene. 

Das Märchen EP (1981) 

The band’s first official release. "Das Märchen" ("The Fairy Tale") marks a leap in production and a more refined aesthetic. Still deeply rooted in post-punk, the EP points to a more developed artistic and narrative sensibility. The inclusion of saxophone elements and more subtle arrangements shows a clear evolution from the rawness of the demo.

The tracks revolve around themes of alienation, dark imagination, and social critique, wrapped in a minimalist sound. The EP’s title ironically contrasts childhood fairy tales with the harshness of urban reality.

Tausend Seen (1982) 

This is the only full-length album released by the band and their definitive masterpiece. “Tausend Seen” (“Thousand Lakes”) marks the culmination of Dämmerattacke's style — a dark fusion of post-punk and dreamlike atmospheres with a more mature approach. The production takes on an ambient and melancholic character, anticipating sounds later explored by darkwave and gothic rock bands.

The album flows almost like a continuous narrative. The compositions are more elaborate, with layered keyboards and dense bass lines that create a sense of immersion. Poetic, abstract, and existentialist lyrics explore mental landscapes, isolation, memory, and a nearly cinematic sense of time and place.


0 comments:

Postar um comentário