sexta-feira, 18 de julho de 2025

The Teardrop Explodes

 Surgida da fervilhante Liverpool pós-punk do final dos anos 70, The Teardrop Explodes nasceu oficialmente em 1978, mas sua gênese remonta aos primórdios da cena local, com Julian Cope (baixista), vocalista e eventual figura central do grupo, tendo integrado a fugaz (mas mitológica) The Crucial Three, ao lado de Pete Wylie (Wah!) e Ian McCulloch (Echo & the Bunnymen). Três egos inflamáveis que mal duraram juntos, mas deixaram sementes em algumas das bandas mais emblemáticas da nova psicodelia britânica.

Entre o art rock, o pós-punk e uma psicodelia relida à luz do final dos anos 70, os Teardrop Explodes rapidamente chamaram atenção com seu primeiro single, “Sleeping Gas” (1979), lançado pela Zoo Records, selo fundado por Bill Drummond, que também gerenciava a banda. Antes disso, uma encarnação inicial do grupo, chamada A Shallow Madness, chegou a contar com McCulloch nos vocais, numa colaboração instável que prenunciava as futuras rusgas entre ele e Cope. 

A formação que gravaria o debut Kilimanjaro (1980) incluía Gary Dwyer na bateria, Mick Finkler na guitarra e Paul Simpson (do futuro Wild Swans) nos teclados, depois substituído por David Balfe, cofundador da Zoo. Com um som que evocava tanto os riffs ácidos do final dos 60 quanto os ritmos enérgicos do pós-punk, o álbum chegou à 24ª posição nas paradas britânicas e ganharia edições futuras incluindo o hit “Reward”, que alçou a banda ao Top 10 e os levou ao Top of the Pops. Nesta apresentação, Cope apareceu usando uma fronha de travesseiro como camiseta, declarando posteriormente estar sob efeito de LSD. 

A instabilidade interna, porém, já fazia parte da equação. Finkler saiu durante as gravações de Kilimanjaro, sendo substituído por Alan Gill (ex-Dalek I Love You), que por sua vez deu lugar a Troy Tate. Enquanto isso, singles como “Treason”, “When I Dream” e “Passionate Friend” (supostamente escrita sobre um affair de Cope com a irmã de McCulloch) mantinham o grupo em destaque musical e tablóide. 

Em 1981, lançam o segundo álbum, Wilder, que apesar de conter momentos inventivos e letras carregadas de lirismo e alienação pop, não repetiu o sucesso do disco anterior. As tensões entre os membros se acirraram, especialmente entre Cope e Balfe, e o clima nas gravações do terceiro disco tornou-se insustentável. Cope chegou a abandonar o estúdio antes do álbum ser concluído, e a turnê subsequente foi, segundo ele próprio, um “desastre em câmera lenta”. 

A banda implodiu em 1982, e Cope iniciou sua longa e imprevisível carreira solo. As gravações inacabadas foram deixadas de lado até 1990, quando finalmente vieram à tona sob o título irônico Everybody Wants to Shag... The Teardrop Explodes, um registro cru, esparso e psicodélico, que mais parece um eco distorcido de um sonho abandonado. 

The Teardrop Explodes foi uma faísca breve, mas intensa um experimento explosivo entre o pop ácido e o art punk, que ainda hoje soa como uma cápsula efervescente do que a psicodelia dos anos 80 poderia ter sido. 

Kilimanjaro, Primary, 1 of 6 

 Born from the vibrant post-punk scene of late-70s Liverpool, The Teardrop Explodes officially formed in 1978, but its genesis dates back to the early days of the local scene, with Julian Cope (bass player), vocalist, and eventual central figure of the group, having been part of the fleeting (but mythological) The Crucial Three, alongside Pete Wylie (Wah!) and Ian McCulloch (Echo & the Bunnymen). Three volatile egos that barely lasted together, but left seeds in some of the most iconic bands of the new British psychedelia.

Between art rock, post-punk, and a psychedelia revisited through the lens of the late 70s, The Teardrop Explodes quickly gained attention with their first single, “Sleeping Gas” (1979), released by Zoo Records, a label founded by Bill Drummond, who also managed the band. Before that, an early incarnation of the group, named A Shallow Madness, even featured McCulloch on vocals, in an unstable collaboration that foreshadowed future tensions between him and Cope. 

The lineup that would record the debut album Kilimanjaro (1980) included Gary Dwyer on drums, Mick Finkler on guitar, and Paul Simpson (of future Wild Swans) on keyboards, later replaced by David Balfe, co-founder of Zoo. With a sound that evoked both the acid riffs of the late 60s and the energetic rhythms of post-punk, the album reached #24 on the UK charts and would later be reissued, including the hit “Reward”, which propelled the band into the Top 10 and onto Top of the Pops. In this appearance, Cope showed up wearing a pillowcase as a t-shirt, later stating that he was under the influence of LSD. 

However, internal instability was already part of the equation. Finkler left during the recording of Kilimanjaro, replaced by Alan Gill (ex-Dalek I Love You), who in turn was replaced by Troy Tate. Meanwhile, singles like “Treason”, “When I Dream”, and “Passionate Friend” (supposedly written about Cope's affair with McCulloch's sister) kept the band in the musical and tabloid spotlight. 

In 1981, they released their second album, Wilder, which, despite containing inventive moments and lyrics filled with pop alienation and lyricism, did not replicate the success of their previous album. Tensions between the members escalated, especially between Cope and Balfe, and the atmosphere during the recording of their third album became unbearable. Cope even left the studio before the album was completed, and the subsequent tour was, in his own words, a “slow-motion disaster.” 

The band imploded in 1982, and Cope began his long and unpredictable solo career. The unfinished recordings were left aside until 1990, when they finally surfaced under the ironically titled Everybody Wants to Shag... The Teardrop Explodes, a raw, sparse, and psychedelic record that feels more like a distorted echo of a forgotten dream. 

The Teardrop Explodes was a brief but intense spark, an explosive experiment between acid pop and art punk, which still sounds like an effervescent capsule of what 80s psychedelia could have been. 

Kilimanjaro, Primary, 1 of 6 

0 comments:

Postar um comentário