Formada em 1979 pelo saxofonista Howard Walmsley, a banda surgiu inicialmente como um projeto para compor a trilha sonora de seu filme homônimo. Para isso, Walmsley recrutou Ken Hollings (vocais) e Eddie Sherwood (bateria). Logo depois, juntaram-se Graham Massey (guitarra) e Colin Seddon (baixo), vindos da banda local The Post Natals.
O primeiro registro do grupo veio com o álbum Don't Heal, lançado em 1981 pelo selo Situation 2, subsidiária da Beggars Banquet. Na sequência, lançaram a fita cassete Live It pelo selo New Hormones, fundado por Richard Boon — uma das figuras centrais do punk de Manchester. Em 1984, gravaram o álbum Libreville para o mesmo selo, mas devido a dificuldades financeiras, o disco acabou saindo pelo selo Paragon.
Na virada para uma nova fase, a banda migrou para a lendária Factory Records, coincidindo com a saída de Hollings e Sherwood (este último viria a integrar o Simply Red). Entraram então Basil Clarke (vocais), Tom Barnish (trombone) e Phil Kirby (bateria), consolidando uma nova formação que gravaria a trilha do filme Feverhouse.
Lançado em VHS pela Ikon Video, divisão audiovisual da Factory — e o EP Trouble Hand. Pouco depois, Clarke e Kirby deixaram o grupo para formar o Yargo, enquanto Seddon seguiria para o projeto Inner Sense Percussion Ensemble.
Reduzidos ao trio Walmsley, Massey e Barnish, lançaram um último EP pela Factory antes de mudarem novamente de direção. Três compactos de 12" e o vídeo-álbum Wall of Surf marcaram os passos finais da banda, que encerrou atividades em 1989.
O motivo principal: Massey havia fundado o 808 State, que se tornaria o centro de suas atenções. Enquanto isso, Walmsley continuou produzindo filmes e vídeos inclusive para o próprio 808 State. Massey também seguiu explorando sonoridades sob o nome Massonix.
Um último álbum, Recharge - Part 1, ficou engavetado por anos devido à falência do selo Cut Deep, sendo lançado apenas em 2003 pela LTM, já como item de arquivo de uma banda que orbitou entre o experimentalismo e o submundo do pós-punk britânico.
Após anos de silêncio, a banda voltou aos palcos em 2003, com um show no Institute of Contemporary Arts, em Londres, reunindo Massey, Hollings, Walmsley, Seddon e Sherwood. Em 2009, fizeram mais uma apresentação especial no evento "A Factory Night", em Bruxelas uma justa celebração de um capítulo inquieto e singular da história sonora de Manchester.
Ao longo da década de 1980, o grupo funcionava como um ponto de intersecção entre a cena pós-punk de Manchester e os circuitos mais experimentais absorvendo tanto a pulsação da cidade quanto os ecos do avant-garde europeu. Seus lançamentos, embora esparsos, são registros de uma banda que preferia se movimentar nas sombras, tensionando os limites entre som e imagem, improviso e estrutura, palco e instalação.
Não por acaso, muitos de seus membros seguiram caminhos que cruzaram outras frentes artísticas: Graham Massey reinventou-se como arquiteto do techno com o 808 State, enquanto Howard Walmsley seguiu explorando o audiovisual, criando vídeos que mantinham viva a inquietação estética iniciada nos tempos de Feverhouse. O legado da banda reside justamente aí: na recusa em ser apenas uma banda. Eles eram (e são) um gesto estético em movimento, uma manifestação sonora de um cinema que nunca quis ser narrativo.
Discografia
Don't Heal (1981)
Libreville (1984)
Feverhouse (1985)
Recharge - Part 1 (1989)
Singles, EPs
"Compressor" (1987), Factory
"Evening State" (1988), Antler
"Evening State" (1988), Antler
"Love Out" (1989), Cut Deep
Noise, Image and Collapse: The Sonic Journey of Biting Tongues
Formed in 1979 by saxophonist Howard Walmsley, the band initially emerged as a project to compose the soundtrack for his film of the same name. To do this, Walmsley recruited Ken Hollings (vocals) and Eddie Sherwood (drums). Soon after, Graham Massey (guitar) and Colin Seddon (bass), from the local band The Post Natals, joined the group.
The band’s first recording came with the album Don't Heal, released in 1981 by the Situation 2 label, a subsidiary of Beggars Banquet. This was followed by the cassette Live It, released on New Hormones, a label founded by Richard Boon — one of the central figures of the Manchester punk scene. In 1984, they recorded the album Libreville for the same label, but due to financial difficulties, the record was eventually released by Paragon.
Entering a new phase, the band moved to the legendary Factory Records, coinciding with the departure of Hollings and Sherwood (the latter would go on to join Simply Red). They were replaced by Basil Clarke (vocals), Tom Barnish (trombone), and Phil Kirby (drums), forming a new lineup that would go on to record the soundtrack to the film Feverhouse.
Released on VHS by Ikon Video, Factory’s audiovisual division — and the Trouble Hand EP. Shortly afterward, Clarke and Kirby left the group to form Yargo, while Seddon went on to the Inner Sense Percussion Ensemble project.
Reduced to the trio of Walmsley, Massey, and Barnish, they released one final EP on Factory before once again changing direction. Three 12” singles and the video album Wall of Surf marked the band’s final steps, culminating in their disbandment in 1989.
The main reason: Graham Massey had founded 808 State, which became his primary focus. Meanwhile, Walmsley continued producing films and videos, including for 808 State itself. Massey also kept exploring new sounds under the name Massonix.
A final album, Recharge – Part 1, remained shelved for years due to the bankruptcy of the Cut Deep label, eventually being released in 2003 by LTM, as an archival item from a band that existed between experimentation and the British post-punk underground.
After years of silence, the band returned to the stage in 2003 with a show at the Institute of Contemporary Arts in London, reuniting Massey, Hollings, Walmsley, Seddon, and Sherwood. In 2009, they gave another special performance at the “A Factory Night” event in Brussels — a fitting celebration of a restless and unique chapter in Manchester’s sonic history.
Throughout the 1980s, the group served as a meeting point between the Manchester post-punk scene and more experimental circuits — absorbing both the city’s pulse and echoes of the European avant-garde. Their releases, though sparse, are documents of a band that preferred to operate in the shadows, pushing the boundaries between sound and image, improvisation and structure, stage and installation.
It’s no surprise that many of its members went on to explore other artistic fields: Graham Massey reinvented himself as a techno architect with 808 State, while Howard Walmsley continued exploring the audiovisual realm, creating videos that kept alive the aesthetic unrest born during the Feverhouse era. The band's legacy lies precisely in this refusal to be just a band. They were (and still are) an aesthetic gesture in motion — a sonic manifestation of a cinema that never wanted to be narrative.
Discography
- Albums
- Don't Heal (1981)
- Libreville (1984)
- Feverhouse (1985)
- Recharge – Part 1 (1989, released 2003)
- Singles / EPs
- Trouble Hand EP (1985, Factory)
- Compressor (1987, Factory)
- Evening State (1988, Antler)
- Love Out (1989, Cut Deep)
0 comments:
Postar um comentário