O Sielun Veljet foi formado logo após o fim do Hassisen Kone, uma banda de new wave de grande sucesso. O cantor e guitarrista Ismo Alanko e o guitarrista Jukka Orma buscavam criar um som radicalmente diferente do que o Hassisen Kone havia produzido e do que o público finlandês esperava deles. Para completar a formação, juntaram-se o baixista Jouko Hohko e o baterista Alf Forsman.
Desde o início, as apresentações ao vivo da banda eram conhecidas por sua intensidade, energia e volume estrondoso, rapidamente dissipando qualquer expectativa de que o grupo fosse uma continuação do Hassisen Kone. Os shows eram notoriamente longos, com um deles em Nivala, na década de 1980, durando quatro horas e meia e terminando apenas quando a segurança forçou Alanko a sair do palco.
O álbum de estreia autointitulado da banda foi gravado ao vivo em 1983. Pouco depois, com o EP "Lapset" (1983) e o álbum "Hei soturit" (1984), a banda começou a ganhar popularidade gradualmente. Essas duas gravações foram combinadas em lançamentos posteriores.
O álbum "L'amourha" (1985) marcou o avanço crítico e comercial do Sielun Veljet, tornando-se o álbum mais vendido da banda. "Peltirumpu" tornou-se o primeiro grande hit da banda. O álbum e seu sucessor, "Kuka teki huorin" (1986), são considerados os trabalhos mais acessíveis do Sielun Veljet e os únicos álbuns de estúdio da banda a receberem discos de ouro.
A canção "On Mulla Unelma" (Eu tenho um sonho), do álbum "L'amourha", foi banida pela emissora nacional finlandesa, YLE, após ser apresentada pela banda no programa de televisão "Härmärock", transmitido no dia da independência da Finlândia. As letras da música blasfemavam os símbolos nacionais finlandeses.
Após "Kuka teki huorin", o Sielun Veljet começou a regravar parte de seu material em inglês, buscando alcançar um público fora da Finlândia. Eles gravaram o EP "Ritual" (1986) e o álbum "Shit-Hot" (1987), sob o pseudônimo L'amourder. O nome é uma tradução direta do título de seu álbum de maior sucesso – "murha" significa "assassinato" em finlandês. A banda embarcou em uma turnê pela Europa e até se apresentou na União Soviética, com grande sucesso.
O álbum "Suomi-Finland" (1988), gravado em finlandês, mostrou o Sielun Veljet explorando um som mais acústico. As letras do álbum abordavam questões da Finlândia no final dos anos 1980, como a crescente influência da cultura americana. O álbum foi seguido pelo trabalho totalmente acústico "Softwood Music Under Slow Pillars" (1989), escrito em inglês, mas lançado apenas na Finlândia.
Após o fracasso comercial de "Softwood Music", a banda decidiu se separar. Uma coletânea de maiores sucessos, "Myytävänä!", foi lançada no mesmo ano, seguida por um box set de três CDs, "Musta laatikko", em 1991. "Musta laatikko" incluía material raro de estúdio e ao vivo, além de um show completo sob o pseudônimo Kullervo Kivi & Gehenna. Um documentário intitulado "Veljet" também foi lançado em 1991.
Em 2007, Jukka Orma mixou algumas versões de músicas de Tuomari Nurmio que a banda havia gravado em 1990, algumas das quais haviam sido incluídas em "Musta laatikko". O álbum foi lançado como "Otteita Tuomari Nurmion laulukirjasta" e alcançou o primeiro lugar nas paradas de álbuns finlandesas, a maior posição já alcançada pelo Sielun Veljet.
O Sielun Veljet influenciou várias bandas de rock finlandesas, como Maj Karma e Turmion Kätilöt. Turmion Kätilöt fez um cover da música do Sielun Veljet, "Volvot ulvoo kuun savuun", em seu single "Verta ja lihaa". Um álbum tributo a eles, intitulado "Säkenöivää voimaa – tribuutti Sielun Veljille", foi lançado em 2002 e contou com artistas como Timo Rautiainen & Trio Niskalaukaus, Maija Vilkkumaa (que também gravou um cover de "Peltirumpu") e Neljä Ruusua.
Discografia
Lapset 1983
Sielun Veljet 1983
Hei Soturit 1984
L'Amourha 1985
Kuka Teki Huorin 1986
Suomi - Finland 1988
Softwood Music - Under Slow Pillars 1989
Otteita Tuomari Nurmion Laulukirjasta 2007
Kansan Parissa vol. 1 e 2 2008
Kansan Parissa vol. 3 e 4 2009
Sielun Veljet was formed shortly after the breakup of Hassisen Kone, a highly successful new wave band. Singer and guitarist Ismo Alanko and guitarist Jukka Orma aimed to create a radically different sound from what Hassisen Kone had produced and from what the Finnish public expected from them. To complete the lineup, they were joined by bassist Jouko Hohko and drummer Alf Forsman.
From the beginning, the band's live performances were known for their intensity, energy, and deafening volume, quickly dispelling any expectation that the group would be a continuation of Hassisen Kone. The shows were notoriously long, with one in Nivala during the 1980s lasting four and a half hours and ending only when security forced Alanko off the stage.
The band's self-titled debut album was recorded live in 1983. Shortly after, with the EP "Lapset" (1983) and the album "Hei soturit" (1984), the band gradually started to gain popularity. These two recordings were combined in later releases.
The album "L'amourha" (1985) marked Sielun Veljet's critical and commercial breakthrough, becoming the band's best-selling album. "Peltirumpu" became the band's first major hit. The album and its successor, "Kuka teki huorin" (1986), are considered Sielun Veljet's most accessible works and the only studio albums by the band to receive gold certifications.
The song "On Mulla Unelma" (I Have a Dream), from the album "L'amourha", was banned by the Finnish national broadcaster, YLE, after the band performed it on the television show "Härmärock", which aired on Finland's Independence Day. The song's lyrics blasphemed Finnish national symbols.
After "Kuka teki huorin", Sielun Veljet began re-recording part of their material in English, aiming to reach an audience outside Finland. They recorded the EP "Ritual" (1986) and the album "Shit-Hot" (1987), under the pseudonym L'amourder. The name is a direct translation of their most successful album's title – "murha" means "murder" in Finnish. The band embarked on a European tour and even performed in the Soviet Union, with great success.
The album "Suomi-Finland" (1988), recorded in Finnish, showed Sielun Veljet exploring a more acoustic sound. The album's lyrics addressed issues in Finland at the end of the 1980s, such as the growing influence of American culture. The album was followed by the fully acoustic work "Softwood Music Under Slow Pillars" (1989), written in English but released only in Finland.
After the commercial failure of "Softwood Music", the band decided to disband. A greatest hits compilation, "Myytävänä!", was released the same year, followed by a three-CD box set, "Musta laatikko", in 1991. "Musta laatikko" included rare studio and live material, as well as a full concert under the pseudonym Kullervo Kivi & Gehenna. A documentary titled "Veljet" was also released in 1991.
In 2007, Jukka Orma mixed some versions of songs by Tuomari Nurmio that the band had recorded in 1990, some of which had been included in "Musta laatikko". The album was released as "Otteita Tuomari Nurmion laulukirjasta" and reached the number one spot on the Finnish album charts, the highest position ever achieved by Sielun Veljet.
Sielun Veljet influenced several Finnish rock bands, such as Maj Karma and Turmion Kätilöt. Turmion Kätilöt covered Sielun Veljet's song "Volvot ulvoo kuun savuun" on their single "Verta ja lihaa". A tribute album to them, titled "Säkenöivää voimaa – tribuutti Sielun Veljille", was released in 2002 and featured artists such as Timo Rautiainen & Trio Niskalaukaus, Maija Vilkkumaa (who also recorded a cover of "Peltirumpu"), and Neljä Ruusua.
Discography
0 comments:
Postar um comentário